• Gabriela Morais

Como dar autonomia ao negócio através das pessoas:


Dar autonomia ao seu negócio através das pessoas parece um desafio, mas ajuda a reter talentos na empresa, pois faz os colaboradores se sentirem donos de seu crescimento profissional. É importante entender que autonomia não é “bagunça", e que com ela vem junto o senso de responsabilidade.


Para que essa prática traga frutos, é preciso método, orientação e acompanhamento. A autonomia, no contexto corporativo, demonstra um entusiasmo e vontade de participar em várias atividades ou ter determinados comportamentos porque eles estão alinhados com os interesses e valores reais do indivíduo. É entregar espaço e condições para que o indivíduo faça o máximo possível dentro de suas atribuições.


Quando você concebe autonomia para alguém em sua empresa, você está dando um voto de confiança, dando a liberdade para tomar decisões, sabendo que têm a liberdade de resolver problemas da forma que acharem mais adequada, desde que, faça sentido com os objetivos e a cultura da empresa.

Chegar neste ponto dentro de uma organização requer um acompanhamento contínuo, utilização de ferramentas de gestão de pessoas, mapeamento de perfis comportamentais, operações e planos de ação bem definidos e um olhar atento aos indicadores.


Contudo, deve começar desde o processo de contratação, buscando uma equipe bastante qualificada, sempre deixando claro as metas e os objetivos de sua empresa. Outro ponto importante é estar bem claro tanto para o profissional quanto para o negócio, quais são as atribuições, objetivos e atividades daquela pessoa, e por quais ações ela será guardiã.


Além disso, é importante que o profissional saiba até onde ele pode ir, para que possa de forma natural desempenhar o melhor possível sua função. Dar autonomia é também proporcionar as ferramentas de trabalho necessárias para desempenhar sua função sem bloqueios. Aqui, quando mencionamos ferramentas, vamos desde softwares ou recursos físicos, até mesmo intelectuais, de comunicação, troca de ideias e colaboratividade.


É essencial ressaltar que, tudo isso pode ser desenvolvido, planejado, mapeado e implementado em um negócio, independentemente do seu segmento de atuação ou estágio/maturidade em mercado. Com as práticas de gestão de pessoas corretas é possível ter uma equipe de sucesso com autonomia e qualidade. Fale conosco!


#potencialerh #potenciale #culturaorganizacional #recursoshumanos #climaorganizacional #gestaodepessoas #recrutamentoeselecao #lideranca #gestores #talentohumano #proposito #lideres #rh #trabalhoemequipe #valores #habilidades #equipedetrabalho #melhoriacontinua #felicidadelaboral #employeeexperience #carreira #peopleanalytics


11 visualizações0 comentário