top of page
  • Foto do escritorGabriela Morais

Como formar times de alta performance.

Atualizado: 29 de set. de 2020


"Se você não entende de pessoas, você não entende de Negócios" - Simon Sinek.

É começando com essa frase inspiradora de Simon, criador do “Círculo de Ouro” e autor do livro “Star with why” que diz que se nossas empresas são feitas de pessoas, assim como as empresas de nossos fornecedores e nossos clientes são pessoas, então “se você não entende de pessoas, você não entende de negócios”.


O sucesso da sua empresa está diretamente ligado com as pessoas que a conduzem. Um bom gestor, além de saber executar as tarefas do seu negócio precisa saber delegá-las para pessoas competentes que garantam a qualidade do serviço e atividade realizada.


Contudo, sabemos que é desafiador para ter um olhar atento à todas as pessoas e processos da empresa, e que muitas vezes torna-se humanamente inviável, ainda mais quando o seu negócio passa a tomar proporções maiores. Por isso, traremos neste post os principais pilares para você desenvolver equipes que te ajudem a escalar e atingir os objetivos da sua empresa.


Tenha seus objetivos claros:

Como você encontrará as pessoas corretas para o seu negócio se não sabe quais são os requisitos e habilidades necessárias? Este é o primeiro passo para encontrar os melhores profissionais para os objetivos da sua empresa. Crie um mapa de competências desejadas e utilize-o como balizador para suas atividades de recrutamento e seleção.


Encontre as pessoas certas:

Invista tempo e todos os esforços possíveis em processos de seleção. Utilize além dos processos tradicionais tecnologias e ferramentas que te ajudem a mapear competências e traçar os perfis mais qualificados, isso te ajudará a otimizar tempo, recursos e te dará uma maior assertividade. Não leve em consideração somente questões técnicas: busque profissionais que consigam entender os objetivos, cenários, valores empresariais e, principalmente, clareza de onde se quer chegar.


Tenha coragem para tomar decisões difíceis.

Uma tarefa árdua, mas extremamente necessária, é a coragem e capacidade de eliminar "pessoas erradas". Entenda por pessoas erradas, aquelas que não se comprometem com os valores da empresa e não tem vontade/engajamento para se desenvolver e aprender coisas novas. Profissionais desalinhados com sua estratégia são detratores, ou seja, puxam para baixo a energia da força de trabalho e podem causar impactos negativos na sua operação.


Mantenha sua equipe motivada:

Os desafios assim que superados tornam o profissional mais maduro, seguro e competente. Desafiar seus colaboradores de forma constante e inteligente faz com que sua força de trabalho evolua a cada dia. Tire as equipes da sua zona de conforto, componha equipes multidisciplinares que possam colaborar para solucionar novas problemáticas todos os dias. Neste ponto, não podemos deixar de falar do Feedback constante e de ações de endomarketing que promovam o reconhecimento do desenvolvimento de todos.


Promova um ambiente com autonomia:

Reflita em como criar condições de trabalho que promovam a autonomia. Divida a tomada de decisões em pequenas parcelas e atribua à cada colaborador. Isso criará um senso de pertencimento e fará com que sua equipe atue com propósito. Além disso, liberará a carga de trabalho das lideranças para que possam ter o seu olhar atento à melhorias dos processos. Busque novos modelos organizacionais, a Holocracia por exemplo é um modelo incrível e que corrobora para esse desenvolvimento.


Avalie sua equipe constantemente:

Tenha clareza dos indicadores de performance das suas equipes e olhe para esses números constantemente. Realize os ajustes que forem necessários: realocações, treinamentos, capacitações, palestras e eventos que os ajudem a melhorar sua performance.


Concluindo:

Não existe cor, raça ou sexo entre equipes. Existe VALOR na diversidade e competências. Um time multidisciplinar e fortemente alinhado com os objetivos do seu negócio é essencial para que você alcance ótimos resultados. Esperamos ter ajudado!


Se você precisa de ajuda especializada para compor sua equipe, entre em contato conosco agora mesmo! 👉 Clique aqui 👈


31 visualizações0 comentário
bottom of page