• Gabriela Morais

Como tornar seu perfil no LinkedIn mais atrativo

Atualizado: Set 22


Mais de 40 milhões de Brasileiros estarão no Linkedin até o final do ano de 2020, portanto, sua marca ou perfil profissional precisam estar nessa Rede que já é um requisito no mundo dos negócios.

Para as empresas, o Linkedin abre portas para o fechamento de novos negócios e auxilia no recrutamento e seleção de colaboradores. Para profissionais, ele é a porta de entrada para novas oportunidades de carreira, criação de conexões e promoção de networking. Além disso, a plataforma ainda oferece ferramentas para anunciantes promoverem sua marca, tornando-a num incrível mundo de possibilidades e fechamento de negócios.


Com o olhar atento à isto, é imprescindível que o seu perfil profissional ou corporativo estejam bem completos e imprimindo o que há de melhor. Se você ainda não criou sua conta nesta Rede Social ou ainda tem dúvidas de qual é a melhor maneira de personalizar as informações do seu perfil esse blog post é para você. Abordaremos aqui, algumas dicas essenciais do que é necessário para você estar adequado e passar uma boa impressão do seu "Marketing profissional" ou corporativo.


Constante atualização:

De nada adianta um belo perfil que não aparece/interage na Rede Social! O primeiro passo é ter em mente de que é necessário postar suas atualizações na plataforma: sempre que adquirir um novo conhecimento ou uma atualização relevante, é recomendado que você faça um post relacionado. Para sua empresa não é diferente: sempre que tiver alguma novidade ou projeto inovador acontecendo, compartilhe na rede para ampliar o seu alcance. Poste participações em eventos e desenvolva a "identidade" de comunicação da sua marca na plataforma.


Foto de perfil e de capa:

Esta é uma Rede Social para negócios, com isso, é necessário que você escolha uma foto de perfil que transponha sua identidade profissional ou o propósito da sua empresa. Fotos utilizadas em redes sociais como Facebook e Instagram por exemplo não são recomendadas. Qualidade e boa nitidez são os primeiros aspectos que você deve considerar na escolha da sua foto. Busque utilizar fotos no aspecto quadrado (1:1) e com uma resolução superior a 1080x1080. Para a foto de capa, se atente à resolução recomendada: 1400×425. Sobre a foto de capa, adicione uma imagem que mostre quem é você e quais são os seus valores, de modo simples e efetivo. Uma dica valiosa: use esse recurso com sabedoria, pois mais vale você não adicionar uma foto de capa do que passar uma percepção diferente ou negativa da que você quer, portanto, atenção a este item.


Crie um resumo efetivo:

Mostre aos seus visitantes por que eles devem clicar e se conectar com seu perfil. Dê à eles um motivo e uma proposta e valor clara. Aqui você poderá criar um texto de até 2 mil caracteres, mas isso não significa que você precisa usar todo o espaço e não ser objetivo e claro na sua mensagem. Para guiá-lo, utilize esses pontos como norteadores: Apresente-se > Fale sobre seus interesses pessoais (profissionais) ou propósito (empresas) > Evidencie sua área de atuação > Fale sobre suas motivações (profissionais) valores (empresas) e deixe claro as formas de contatá-lo.


Defina um título profissional cativante:

Uma das informações mais importantes e relevantes é o título profissional: ele aparecerá no resultado de buscas dentro da plataforma quando pessoas buscam por serviços, no caso de empresas ou por competências, no caso de profissionais. Portanto, descreva de forma clara suas competências e serviços neste espaço.


Não meça esforços para descrever suas experiências:

Aqui a riqueza de detalhes é o que conta: quanto mais específico e detalhista você for melhor: Empresas olharão nesta seção sua trajetória e atividades desenvolvidas por você para então entender e concluir se você é apto ou não para uma vaga em aberto, por exemplo.


Personalize a URL do seu perfil:

Ninguém clica em uma URL que não é amigável certo? E ninguém quer decorar uma URL ou digitar um longo link na barra de pesquisas correto? Então, vá até o painel de edição de perfil e ajuste sua URL, utilize algo que seja simples e fácil de reconhecer ou utilizar, por exemplo: https://www.linkedin.com/company/potenciale


Liste suas habilidades:

Liste suas habilidades e competências de acordo com sua estratégia de Marketing. É imprescindível que você preencha com riqueza de detalhes, mas busque um equilíbrio e não adicione itens a mais e que não são tão relevantes para o seu momento profissional ou até mesmo não seja o carro chefe da sua empresa, portanto, seja assertivo.


Torne do Linkedin, a trilha da sua Jornada

Faça do Linkedin o mural da sua carreira ou jornada da sua empresa, utilize ele como canal para crescimento e potencialização da sua atividade profissional ou de geração de negócios. Um bom perfil nesta rede social é essencial para um crescimento orgânico e te ajudará a alcançar seus objetivos com mais facilidade.


Não cometa erros de português:

Não custa ressaltar que os erros de Português devem ser evitados e revisados ao máximo! Sua marca e imagem profissional estarão aqui, e você não quer ser mal interpretado ou visualizado, portanto, revise todo e qualquer conteúdo que for submeter à rede social.


Concluindo:

O principal para você ter um bom perfil no Linkedin é ser relevante, ser verdadeiro e adicionar informações que imprimam de forma clara e simples quem você é e qual o seu valor ao mercado. Não existe segredo mágico. Somente a verdade e perfis que mostrem sua relevância tem real chances de aproveitarem ao máximo as possibilidades de geração de negócio e networking que esta rede social pode oferecer.

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