• Gabriela Morais

5 dicas para você melhorar a performance e produtividade da sua equipe.

Atualizado: Set 15


Manter uma equipe produtiva e com alta performance é essencial para a sobrevivência dos negócios e é um dos principais desafios dos gestores. Se você se identifica com essa problemática, esse post é para você!

Iniciamos nosso blog post evidenciando o fato de que gerenciar um capital humano é um grande desafio. Gestores precisam conciliar e alinhar os objetivos estratégicos da empresa com a nossa força de trabalho e manter tudo em sincronia e com alta produtividade.

Fazer isso não é simples, é necessário entender os diversos grupos que compõe sua equipe e conduzi-los à uma convivência harmoniosa, além de buscar ferramentas que possam auxiliá-los a exercer com excelência as atividades e desafios propostos.


Então, para ampliarmos a capacidade de produtividade de um time, podemos considerar muito fatores e aqui indicamos ter um plano com objetivos definidos, para que torne claro à todos os envolvidos neste desafio as ações, papéis e como será mensurado o resultado e retorno dos seus esforços. .


Confirma abaixo os fatores que consideramos essenciais para nortear suas ações e te ajudar nesse desafio:


1️⃣ Estreite laços internos.

Tudo começa com o estreitamento da relação entre os seus colaboradores. Realizar dinâmicas para que as pessoas e integrantes de equipes se conheçam melhor é fundamental. Evidenciar o pessoal, as aspirações e motivações por traz do profissional faz com que as pessoas criem maiores conexões e identidade entre as equipes. Além disso, priorize criar equipes multidisciplinares e que entendam o real valor que resultado das suas atividades entregará ao seu cliente, isso os motivará e aumentará sua performance.


2️⃣ Opte por um modelo descentralizado.

Modelos tradicionais de trabalho são engessados e não colaboram para a produtividade das equipes. A premissa de que apenas gestores são responsáveis por resultados ou determinadas ações não gera senso de pertencimento em seus colaboradores e não ajudará em nada na sua estratégia. Como gestor de um projeto por exemplo, dê mais autonomia para que sua equipe realize os planejamentos e os membros tomem para si a responsabilidade de execução resultados do seu trabalho. Isso além de aliviar a carga de trabalho dos gestores, entrega às equipes um sinal de confiança, pertencimento e responsabilidade que exponencializa os resultados gerados por todos.


3️⃣ Objetivos claros e feedbacks.

Qual o primeiro passo para chegar à algum lugar? Saber para onde você quer ir...Pode até parecer piada, mas não é. Muitas pessoas tem dificuldades de estabelecer objetivos e metas claras e o problema pode ir além: não conseguem evidenciar e comunicar de forma clara à sua equipe o que muitas vezes gera desentendimentos ao longo da jornada e retrabalhos.


Não queremos isso, portanto podemos criar um planejamento de forma simples com objetivos claros e tangíveis, alinhar com a equipe e se certificar de que o plano está claro para todos. Outro fator muito importante é interação contínua entre as equipes para validações e feedbacks constantes. Equipes motivadas e que se comunicam com efetividade são muito mais produtivas.


4️⃣ Conheça suas habilidades e meça a produtividade.

Em alguns casos, a baixa produtividade pode ser corrigida com um alinhamento de tarefas e atividades. Precisamos ter a clareza de quem são seus colaboradores e quais são suas hard e soft skills para alocar sua força de trabalho onde terão maior efetividade. Também é importante medir a produtividade da equipe. Ter os processos claros e os indicadores de performance são essenciais para verificar se os números evoluem quando realocamos um profissional para execução das atividades.


5️⃣ Invista em treinamentos e plano de carreira.

É extremamente importante investir na sua força de trabalho, fornecendo treinamentos, palestras e capacitações. Um plano de carreira também é essencial: deixar claro à todas as posições de trabalho sua possível evolução dentro da empresa, para que todos consigam se projetar futuramente. Assim seus profissionais saberão exatamente o quanto precisam evoluir para alcançar os resultados que almejam, e isso aumenta muito a efetividade da sua estratégia.


Concluindo:

Não há formula mágica para aumentar a produtividade das equipes. Cada negócio é único e tem suas particularidades. O que ressaltamos aqui é a necessidade de termos a clareza de quais são os nossos objetivos, quem são nossos colaboradores e como podemos engajá-los e instigá-los afim de desenvolver um ambiente mais amigável e propício a produtividade.

E claro, se precisar de ajuda para sua estratégia de aumento de performance da sua força de trabalho, a Potenciale possui metodologias customizadas e perfeitas para você 👉 Clique aqui 👈 e fale conosco agora mesmo.

#recursoshumanos#rh#gestaodepessoas#departamentopessoal#consultoria#empresas#vagas#lideran#empresa#empreendedorismo#emprego#trabalho#capitalhumano#dp#carreira#empregos#negocios#lideranca

29 visualizações

Avenida Praia de Belas, 424 - Praia de Belas, Porto Alegre - RS 90110-00

Com atendimento na Serra Gaúcha

Confira nossas redes sociais.

Clique em um dos ícones ao lado para ver os nossos conteúdos. Aproveite!

linkedin.png
instagram.png
facebook.png

2020, potenciale.com.br - Site orgulhosamente desenvolvido por Exponencial Consultoria. Clique e saiba mais