• Gabriela Morais

Como gerir uma força de trabalho multigeracional.


Você sabe como lidar e se comunicar com uma força de trabalho diversificada de uma forma efetiva? Esse blog post é para você!

Se você chegou até esse blog post, certamente já tem o conhecimento e sabe que gerenciar uma força de trabalho em sua empresa não é algo simples. Manter um time engajado, em sintonia e com produtividade é um dos grandes desafios enfrentados pelo profissional de RH dentro das empresas.


As transformações de hábitos e evolução dos nossos modelos de trabalho estão impactando diretamente nessa gestão e é isso que abordaremos hoje. Atualmente, quase todas as organizações são multigeracionais, isto é, ocorre uma mistura de contratações de diversos perfis, onde podemos encontrar profissionais com 20 anos de idade trabalhando juntos com outros de 60 ou até mesmo 70 anos.


Como lidar com esses nuances e diferenças? Afinal, essas pessoas possuem necessidades, referências e modo de pensar/agir diferentes. Esse fato ressalta a necessidade de se comunicar de forma múltipla e que leve em consideração os diferentes estilos e modos de atuação dessa força de trabalho.


Então, seu grande desafio é conseguir equilibrar essas necessidades mantendo o time engajado e com comunicação contínua e alinhada às expectativas do mercado. Para isso, separamos algumas que te ajudarão a melhorar a gestão da sua força de trabalho multigeracional.


1. Considere os dados demográficos:


Faça um mapeamento geral dos dados demográficos da sua força de trabalho: Tenha métricas de quantos são casados, tem filhos e grau de escolaridade. Além disso, mapeie pontos importantes como: aspirações, objetivos, motivações e fique por dentro desses aspectos, pessoas são movidas primeiramente por motivações pessoais e é importante você como gestor saber de forma clara o que engaja sua força de trabalho.


2. Vivencie como é trabalhar em sua empresa:


Essa é uma dica valiosa! Teste se "infiltrar" na rotina de trabalho dos seus colaboradores, desenvolva momentos nos quais você entende de fato o que é e como é trabalhar na sua empresa. Se coloque no lugar dos seus colaboradores e presencie o sentimento do dia dia que de trabalho deles, só assim você captará insights valiosos do que fazer para engajá-los e se comunicar de forma mais efetiva.


3. Avalie as formas e canais de comunicação:


Funcionários mais jovens estão mais acostumados com redes sociais e informações rápidas, eles querem saber o que está acontecendo de forma ágil e instantânea. Em contrapartida, nem todos possuem esses olhar ágil, e é seu dever desenvolver uma linha de comunicação que seja simples e atenda à todos os públicos.


Então, como você vai expor sua comunicação e conteúdos? Um ponto é unânime entre os extremos dos perfis: a praticidade. Utilize ferramentas de comunicação que sejam simples e eficientes com o Slack ou Rocket Chat por exemplo, elas são ótimas e possuem diversos formatos para ilustrar e engajar com seus conteúdos e comunicações. Temos a certeza de que seu índice de engajamento aumentará se você levar sua comunicação para esse caminho.


Concluindo:


A força de trabalho multigeracional não deve ser encarada como um impecílio ou obstáculo, e sim como uma forma de criar uma cultura dentro da sua empresa que esteja apta a operar em perfeitas condições e com uma cultura que agrade e motive a todos. Não caia no erro de enquadrar sua comunicação e estratégia olhando somente para uma direção igualitária, é muito importante considerarmos as diversidades e usar essa grandeza para transformar nossa cultura organizacional e gerar ótimos resultados à todos!

Precisa de ajuda para gerenciar sua força de trabalho? 👉 Clique aqui 👈

#recursoshumanos#rh#gestaodepessoas#departamentopessoal#consultoria#empresas#vagas#lideran#empresa#empreendedorismo#emprego#trabalho#capitalhumano#dp#carreira#empregos#negocios#lideranca

22 visualizações

Avenida Praia de Belas, 424 - Praia de Belas, Porto Alegre - RS 90110-00

Com atendimento na Serra Gaúcha

Confira nossas redes sociais.

Clique em um dos ícones ao lado para ver os nossos conteúdos. Aproveite!

linkedin.png
instagram.png
facebook.png

2020, potenciale.com.br - Site orgulhosamente desenvolvido por Exponencial Consultoria. Clique e saiba mais