• Gabriela Morais

Intraempreendedorismo: Transforme sua organização de dentro pra fora!


Você sabe quais são as diferenças entre o empreendedorismo e o intraempreendedorismo?

O termo empreendedorismo já é amplamente difundido e estamos bem habituados, mas e o intraempreendedorismo? Já havia ouvido falar? Elencaremos neste post as diferenças entre estes termos e destacaremos os benefícios de desenvolver uma estratégia intraempreendedora na sua empresa.


O perfil empreendedor:

O empreendedorismo vai muito além de abrir um negócio. Ele está diretamente relacionado à visão de mundo do indivíduo, da sua criatividade, mentalidade e capacidade de inovação. Em muitos casos, um indivíduo empreendedor enxerga oportunidades que muitos empresários experientes não veem. Eles pensam diferente e tem o foco em encontrar oportunidades. Além disso, são capazes de colocar suas ideias em um plano estruturado e transformá-las em um negócio rentável, dando origem à novos negócios.


O perfil intraempreendedor:

Da mesma forma que o empreendedor, o intraempreendedor é definido também pelo seu perfil comportamental. Ele estimula mudanças, é proativo, criativo, tem um perfil analítico e é capaz de identificar oportunidades para melhorar os processos internos.


Você deve estar se perguntando: "Ok, mas qual a real diferença entre os dois?"


A diferença é sutil: enquanto o empreendedor utiliza sua criatividade e visão de mundo para abrir novas oportunidades de negócio, o perfil intraempreendedor aplica suas habilidades para melhorias internas no contexto em que está inserido. Ele tem o papel de desenvolver novas ideias em cima de algo que já funciona, por exemplo: melhorar um processo, otimizar custos, aumentar a lucratividade, melhorar o nível de satisfação do cliente e assim por diante. Este profissional vem sendo cada vez mais requisitado em processos de inovação.


Em resumo, estes profissionais possuem as mesmas características do empreendedor, mas não tem necessariamente o desejo de criarem seu próprio negócio. Com isso em mente, é importante que você busque por esse perfil de profissional e desenvolva seu ambiente de trabalho de forma a facilitar essa transformação intraempreendedora.


Como o intraempreendedorismo pode ajudar sua empresa:

Negócios intraempreendedores se desenvolvem com maior velocidade e escalam suas operações com mais facilidade, pois a transformação é tracionada por todos e de forma orgânica. Estas empresas estão sempre abertas à novidades e conseguem se adaptar melhor as mudanças do nosso atual mundo volátil e incerto. Uma organização com este foco é capaz de desenvolver dinâmicas entre as equipes de modo a estimular soluções interdisciplinares e obter resultados com maior qualidade, efetividade e velocidade que as demais, tendo assim um diferencial competitivo.


Como desenvolver um ambiente intraempreendedor:

Fique atento à dois fatores importantes: Adaptação e visão. Esteja apto a adaptar sua realidade e estrutura organizacional, testar novos modelos e buscar melhorias. Todos os níveis hierárquicos da sua empresa precisam estar envolvidos e abertos à esta atitude. Tenha uma visão de transformação orientada à inovação.


Concluindo:

Saiba que mudanças substanciais na sua organização e cultura organizacional não acontecem da noite para o dia. Você iniciará uma jornada de contínua em seu negócio que será incrível e recompensadora.


Se tiver alguma dúvida ou precisar de suporte em seu projeto, é só clicar aqui 👉 Clique aqui 👈

#recursoshumanos#rh#gestaodepessoas#departamentopessoal#consultoria#empresas#vagas#lideran#empresa#empreendedorismo#emprego#trabalho#capitalhumano#dp#carreira#empregos#negocios#lideranca

16 visualizações

Avenida Praia de Belas, 424 - Praia de Belas, Porto Alegre - RS 90110-00

Com atendimento na Serra Gaúcha

Confira nossas redes sociais.

Clique em um dos ícones ao lado para ver os nossos conteúdos. Aproveite!

linkedin.png
instagram.png
facebook.png

2020, potenciale.com.br - Site orgulhosamente desenvolvido por Exponencial Consultoria. Clique e saiba mais