• Gabriela Morais

Learnability: O que é e como desenvolver a competência mais valorizada hoje no mercado.

Atualizado: Nov 18


Veja artigo abaixo:

Você sabia que em média, ao longo de uma jornada profissional/carreira, um indivíduo precisa se atualizar ou recolocar-se em média 14 vezes? Isso é, buscar novos conhecimentos, habilidades e competências. "Learnability" ou "capacidade de aprender", torna-se cada vez mais valorizado no mercado de trabalho, uma vez que está diretamente relacionada com a capacidade do indivíduo de estar em busca constante por conhecimento, desenvolvimento de habilidades e se manter sempre empregável.


A questão da discussão acerca do conceito é: "até onde vai a capacidade de aprendizado de um indivíduo?" Isto é claro, um conceito muito abstrato e complexo, no entanto, existem ferramentas que permitem identificar alguns perfis de busca por conhecimento: o primeiro, refere-se a capacidade de absorver novos conhecimentos e o segundo está ligado ao desejo do indivíduo de aprender novas habilidades. Estes dados podem facilmente ser extraídos de um currículo, perfil no Linkedin ou numa entrevista, por exemplo.


Nas organizações também se percebem sinais que denotam rituais, norteadores e até reforços de comportamentos de uma cultura de Learnability. Ambientes similares a startups, onde tem como modelo de gestão um ambiente acelerado, que permite a ambidestria: ser isto e aquilo; aprender com os próprios erros, promover descobertas. Poder rodar projetos e experimentos curtos, para propiciar uma experimentação enxuta e um aprendizado veloz.


Desta forma, agora que você profissional já sabe da importância do conceito, e que ele pode ser item avaliativo numa entrevista ou de sua performance em sua posição atual, está na hora de você exercitar sua capacidade de aprendizagem:


✅ Faça o seu diagnóstico: Elenque de forma simples, quais são os seus principais pontos fortes e pontos que entende que precisa melhorar. Este levantamento é o primeiro passo para você compreender quais caminhos poderá seguir para o seu crescimento e desenvolvimento constante.


✅ Desenvolva o seu plano: Sabendo que você precisa melhorar suas habilidades de comunicação, por exemplo, você poderá traçar suas metas e objetivos de aprendizagem em um determinado período de tempo. Contudo, entenda que isso é um desenvolvimento de hábitos, e hábitos não são construídos da noite para o dia. Entenda que isso precisa ser gradual e ir entrando aos poucos na sua nova versão profissional, aquela que busca aprendizado constante.


✅ Desenvolva o seu plano: Através do seu plano de desenvolvimento, busque cursos, ferramentas e experiências que te coloquem em situações que contribuirão para o desenvolvimento das habilidades em questão.


Outro ponto importante quando falamos de learnability, é a necessidade de sair da zona de conforto, e buscar também novas competências ou habilidades simplesmente pelo fato delas trabalharem em uma região do seu cérebro jamais trabalhada. Por que você não pode aprender a tocar algum instrumento, por exemplo? Desafie-se, pois esta prática irá potencializar sua capacidade de ver as coisas e o mundo ao seu redor!


Você já conhecia o conceito? Deixe nos comentários sua opinião e se você já busca o conhecimento constante!


#lideran #empreendedorismo #lideranca #sucesso #empreender #coaching #empreendedor #negocios #lider #coach #desenvolvimentopessoal #gest #gestaodepessoas #carreira #mindset #autoconhecimento #business #gestao #recursoshumanos #rh #emprego #vagas #departamentopessoal #vagasdeemprego #capitalhumano #recrutamento #curriculo #learn #learnability


5 visualizações0 comentário