• Gabriela Morais

O papel do RH no desempenho e crescimento das Organizações

Atualizado: Mai 26


O RH está diretamente ligado com o crescimento e desempenho das organizações, e tem papel fundamental para garantir condições de desenvolvimento, veja mais:

O investimento em gestão inteligente, análise de dados, foco em resultados e no capital humano tornou-se indispensável para a sobrevivência das empresas no mercado atual.


O Papel do RH vai muito além de questões burocráticas operacionais do dia dia, como folha de pagamento, contratos e desligamentos, é sobre atuar de forma estratégica nas organizações, garantindo uma gestão inteligente do capital humano, promovendo assim ambientes de desenvolvimento e de alto desempenho.


Esta atuação, está relacionada com diversos processos internos, que vão desde o recrutamento até a análise de performance e o gerenciamento de desempenho das equipes. É importante que o RH conheça profundamente o negócio, suas variáveis e peculiaridades, sendo um parceiro estratégico ao lado da diretoria para tomada de decisões.


Internamente, é importante conduzir a cultura organizacional, pois ela é a principal responsável para um ambiente de alto desempenho. Indivíduos capacitados, engajados, que compreendem os valores e norteadores do negócio possuem um senso comum de pertencimento e valorização do negócio, tornando-se promotores de transformações e inovação. Externamente, é essencial estar atento a mudanças de mercado, tendências, novas tecnologias, modificações comportamentais e melhores práticas de gestão. Esse conjunto de informações possibilita uma visão mais abrangente com relação ao negócio, indispensável para o desenvolvimento das organizações com alta performance.


Em resumo, o RH tem a missão de catalisar processos de recrutamento, assessment e alinhar os talentos que combinam com a cultura e com os objetivos da organização. Veja abaixo um pouco sobre os processos cruciais desempenhados pela área de gente e gestão, na rotina das empresas:


1 - Atração de Talentos

Através da análise de perfil comportamental, é possível identificar se o candidato possui as skills necessárias para desempenhar um papel dentro da organização. Com boas contratações, há a redução de custos com processos seletivos, redução da rotatividade e aumento de performance da empresa e melhoria no clima organizacional.


2 - Jornada de desenvolvimento

Muito além do que somente remuneração e benefícios, os profissionais de hoje buscam empresas que presam pelo seu crescimento e desenvolvimento profissional. Portanto, é essencial que a área de RH esteja a frente de programas de capacitações e treinamentos que desafiem e instiguem o capital humano.


3 - Avaliação de Performance

Como o próprio nome já diz, é essencial o uso de uma ferramenta que desenvolva avaliações e colheita de feedbacks dos colaboradores. Isto o ajudará a ter um panorama completo e constante da performance de modo geral.


4 - Trilha de carreira

Pesquisas mostram que um dos principais fatores que causam desmotivação em profissionais é uma falta de clareza com relação as possibilidades de crescimento, dentro da organização. Portanto, é essencial ter uma estratégia de carreira para as posições, isto porque, além de reter os bons colaboradores, você atrairá os melhores para o seu negócio.


5 - Clima Organizacional

Vai muito além de um espaço para descanso, para café ou sala de jogos. Está diretamente relacionado com fatores importantes para o dia dia e processos da empresa, como uma comunicação interna transparente e eficaz, feedbacks constantes e clareza com relação aos objetivos da empresa com todos. Mensurar este indicador proporciona um ambiente organizacional com segurança psicológica, aumentando a performance da organização culminando num crescimento conjunto de todos!

Esperamos que estes pontos tenham te ajudado a refletir mais sobre a atuação do RH na sua empresa, se precisar de suporte estamos a disposição!

#recursoshumanos #gestaodepessoas #emprego #vagas #trabalho #empreendedorismo #departamentopessoal #empresas #empregos #consultoria #vagasdeemprego #empresa #capitalhumano #carreira #rhestrategico #estrategia #desempenhoorganizacional #desempenho #performanceorganizacional

19 visualizações0 comentário