Recrutamento Online: vantagens e desafios do processo
- Gabriela Morais
- 9 de fev. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 14 de fev. de 2022

O RH tem passado por grandes transformações, integrando novas tecnologias para otimizar os resultados das tarefas diárias e utilizando o recrutamento online como a única ou principal forma de contato com os candidatos, onde as etapas - desde o anúncio da vaga até a entrevista - passaram a ser aplicadas à distância. Essa tendência ganhou ainda mais força com a pandemia do COVID-19, em que muitos processos passaram a ser digitalizados. Você já parou para analisar as vantagens do recrutamento online? Ele seria apropriado como metodologia para a sua empresa?
Levando em conta que o recrutamento é realizado pela internet, os anúncios em jornais, agências terceirizadas e outras formas que requerem um investimento mais alto na hora de captar candidatos podem ser eliminados (a redução de custos é sempre fundamental, não é mesmo?). Os anúncios digitais, além de mais baratos, podem ser transmitidos com eficiência para atingir públicos segmentados. Existem inúmeras ferramentas para pulverizar as vagas em portais especÃficos direcionados e conseguir um bom volume de interessados.
Valendo-se da posse de currÃculos que chegam através da internet, é possÃvel construir e alimentar um banco de talentos da empresa, em detrimento à s pilhas de currÃculos de papel. Todos os candidatos inscritos, em diferentes áreas, podem fazer parte de um banco único para que a empresa possa acessar na hora de demandas.
A triagem de currÃculos é um fator relevante no processo digitalizado, no caso de haver uma plataforma de inteligência artificial que indica os melhores candidatos para cada vaga. A seleção torna-se muito mais rápida e inteligente. Filtros podem te ajudar a encontrar os candidatos que está procurando. A filtragem pode ser bem objetiva, através de palavras-chave, ou ainda por habilidades buscadas, área de formação e até mesmo tempo de experiência.
Já com relação à seleção, pela internet é possÃvel realizar testes de personalidade, entrevistas a distância (via Zoom, por exemplo), provas de raciocÃnio lógico, de proficiência em uma segunda lÃngua, análise de perfis nas redes sociais, entre outros. Com estas informações, é possÃvel reunir mais insumos para a análise de candidatos.
É claro que também existem desvantagens no processo de recrutamento online, que devem ser bem gerenciadas pela organização. O processo de recrutamento online tende a ser mais impessoal, e a impessoalidade pode gerar uma leitura menos correta do candidato por parte do gestor. Um artifÃcio para driblar a impessoalidade costuma ser a personalização dos campos a serem preenchidos, perguntas relacionadas ao perfil dos candidatos carregamento de fotos etc. Isso pode conferir mais personalidade no momento do preenchimento, levando o candidato a entender que ele é relevante e não apenas mais um na fila do pão.
O objetivo maior é realizar pontos de contato com seus candidatos, através de uma comunicação próxima e amigável. Atitudes como indicar as próximas etapas e gerar feedbacks claros, mostrar interesse e velocidade na resolução de dúvidas precisam ser uma prioridade.
Em que pese as vantagens e desvantagens do recrutamento online, não restam dúvidas de que automatizar ações burocráticas e criar metodologias ágeis são as principais chaves de melhorias no processo seletivo. A tecnologia permite análises sem perda de tempo, com menores custo e mais assertividade. Ou seja, otimizar o processo significa também acompanhar as tendências de RH e do comportamento de candidatos, para entregar processos seletivos de alto valor e alinhados com as necessidades do mercado.