top of page
  • Foto do escritorGabriela Morais

Escritório do futuro: Mudanças em relação a utilização de espaço físico para empresas


Veja nesse blog post, as principais mudanças relacionadas a utilização de espaço físico para empresas e profissionais e que você não pode ficar de fora:

Modelos de trabalho tradicionais já vinham sofrendo mudanças antes mesmo da pandemia. Contudo, essas mudanças foram aceleradas e muitas delas já vieram para ficar. A forma como empresas e profissionais utilizam o espaço físico estão se transformando ainda mais, modelos 100% remotos, híbridos e sob demanda são os principais modelos observados hoje em dia.


Hoje, o trabalho é mais flexível, colaborativo e cada vez mais criativo. Cada vez mais as tecnologias nos auxiliam a ganhar produtividade e aproximar uns aos outros de forma virtual. Considere aqui como mudança, a ampliação da utilização de ferramentas de videoconferência, live streams, podcasts, ferramentas de comunicação e armazenamento em nuvem. Estas tecnologias disruptivas transformaram a necessidade de estar presente em conjunto em um espaço físico.


Um grande problema apontado por pesquisa realizada pela Association of Executive Search and Leadership Consultants (AESC), aponta que empresas se motivam à mudar o modelo tradicional por redução de custos, e não focam em desenvolver estratégias de fato visem a produtividade e a colaboratividade das suas equipes. Aconselha-se que essa mudança seja realizada com ajuda de profissionais da área de recursos humanos, os quais serão capazes de observar pontos cruciais para o desenvolvimento do indivíduo no novo modelo que será utilizado.


Ambientes de trabalho: Escritórios abertos

Cada vez mais, o modelo vertical de gestão está deixando de ser utilizado e dando voz à um modelo mais horizontal, onde gestores e lideranças conversam com colaboradores de todos os níveis com relação à tarefas e processos. Este fato contribui para a adoção de escritórios de plano aberto (open space office)



Ambientes de trabalho: Coworkings

Empresas estão utilizando cada vez mais espaço de trabalho colaborativos. Os benefícios são inúmeros, pois traz aos indivíduos a sensação de comunidade trabalhando no mesmo propósito, além de promover troca de experiências e enriquecimento profissional a todos.


Mobilidade entre espaços:

Os escritórios do futuro não terão posições fixas. Hoje, pela manhã por exemplo, você poderá iniciar sua jornada em um coworking, a tarde em sua casa e a noite em uma cafeteria. É importante que os profissionais estejam antenados e entendam que o foco será ser produtivo, independentemente do local onde você esteja.


Tecnologia:

Vale ressaltar que os escritórios do futuro terão que estar 100% alinhados as mudanças tecnológicas. Um ponto importante é que não bastará apenas digitalizar os processos, mas sim mantê-los em extrema sincronia com novas ferramentas e possibilidades que possam ampliar a produtividade das equipes.


Fazendo esta transição:

Quaisquer sejam os objetivos de sua empresa, ela será impactada por estes novos modelos de utilização de espaço físico. É importantíssimo que sua equipe seja capacitada e que a cultura organizacional corrobore para isso. Ao iniciar qualquer mudança deste tipo, busque profissionais para te ajudar: Designers, arquitetos, profissionais de RH e TI. Será uma mudança grande, que impactará basicamente em todos os seus processos e formas de atuação, mas que é imprescindível para que sua empresa atue em um modelo mais colaborativo, criativo e que foque no bem estar e produtividade de todos.


Se precisar de ajuda em seu projeto, a Potenciale possui metodologia customizada para te ajudar. Fale conosco!


29 visualizações0 comentário
bottom of page