top of page
  • Foto do escritorGabriela Morais

Utilizando técnicas de gamificação para aumentar o engajamento de equipes.


Veja como aumentar o engajamento motivacional de equipes através de técnicas de gamificação.

Gamificação, de forma sucinta, é a prática de realizar jogos no ambiente de trabalho com a finalidade de motivar a equipe. Quando a proposta de gamificação é muito bem planejada, desenvolvida e implantada de maneira alinhada aos objetivos da empresa, a gamificação se apresenta como uma estratégia extremamente eficiente para engajar e motivar equipes, assim como desenvolver habilidades, modificar comportamentos e estimular a inovação.


A base da gamificação é basicamente essa, transformar em algo mais divertido aquilo que você já precisa fazer. Além disso, utiliza elementos e técnicas de games em contextos que não são jogos. É através desses elementos, que podemos melhorar os processos que já existem na empresa, para motivar os colaboradores a desempenharem suas atividades de forma mais engajada, atenta e dedicada, dando importância e o melhor de si às suas responsabilidades.


Com a gamificação, é possível aumentar o engajamento de equipes e ampliar seu foco em diversas atividades. A evolução se torna mais rápida, e os feedbacks constantes permitem que as pessoas permaneçam mais tempo naquela atividade.O principal objetivo de gamificar uma atividade é estimular a participação de quem está envolvido, instigando algumas características inerentes do ser humano, como a cooperação e a busca por melhores resultados, o que resulta em competição e desenvolvimento pessoal.


Ainda, outro destaque do funcionamento da gamificação são as conquistas e recompensas oferecidas ao longo do game. As pessoas gostam de ser valorizadas e receber algo, mesmo que essa recompensa seja apenas uma figura na internet ou sua foto em destaque.


Dessa forma, a gamificação traz benefício tanto para a empresa quanto para os seus colaboradores, tendo em vista que a equipe estará engajada e motivada para o seu trabalho.


13 visualizações0 comentário
bottom of page