top of page
  • Foto do escritorGabriela Morais

Utilizando o PDA (Personal Development Analysis) para potencializar sua gestão de pessoas.

Atualizado: 24 de mar. de 2021


Veja como potencializar sua gestão de pessoas através da ferramenta PDA, mensurando pontos fortes e de melhoria nos indivíduos e capacitando sua operação de RH a gerar melhores resultados:

Através da análise comportamental dos indivíduos dentro de uma empresa, é possível determinar ações que possam potencializar sua gestão de pessoas de forma mais efetiva. Ter clareza dos comportamentos de cada indivíduo em situações adversas, habilita o gestor a melhor alocar equipes e obter ganho de produtividade, gerando melhores resultados e estabelecendo um ambiente de trabalho mais harmônico e completo.


Originada da metodologia DISC, a metodologia PDA, cuja sigla significa: "Personal Development Analysis", tem como o objetivo estabelecer práticas e métodos para a leitura comportamental dos indivíduos dentro de um ambiente de trabalho. O PDA analisa diversos fatores inerentes ao indivíduo afim de extrair informações relevantes da sua personalidade, possibilitando compreender de maneira mais profunda suas habilidades. É amplamente utilizado em processos seletivos, mas pode também ser utilizado para melhorias contínuas da gestão de equipes. O PDA analisa:


- Tomada de decisão;

- Pontos fortes e limitações;

- Estilo de liderança;

- Estilo de negociação e vendas;

- Perfil natural: Essência profissional;

- Perfil adaptado: mudanças de perfil no momento atual;

- Compatibilidade com perfis de cargos;

- Compatibilidade com competências;

- Mapas de times;

- Compatibilidade do perfil do líder com o do liderado.


A metodologia PDA, permite realizar a combinação deste eixos, evidenciando diversos comportamentos possíveis do indivíduo, nos auxiliando assim a entender e prever o seu comportamento em determinada situação ou atividade. Veja alguns eixos:

- Autocontrole: Inerente a capacidade do indivíduo de controlar suas emoções e impulsos;

- Intensidade: Relacionado o nível de flexibilidade que este profissional está capacitado;

- Coerência: Capacidade de entregar com qualidade e coerência das informações;

- Equilíbrio: Indica proporção de motivação e estresse do indivíduo no seu momento.


Concluindo:


Como já mencionado, esta metodologia é amplamente utilizada para aumentar a assertividade em processos seletivos, além e possibilitar melhorias e um melhor mapeamento de comportamentos dentro de uma empresa, gerando assim estratégias que resultam em ótimos resultados para os negócios.


Se sua empresa ainda não utiliza análise de perfil comportamental para tomada de decisões, está na hora de começar a gerar melhores resultados e tornar sua gestão de RH mais efetiva! A Potenciale possui certificação PDA e vasta experiência para implementar o processo em sua empresa. Se estiver precisando de ajuda, fale conosco!



767 visualizações0 comentário
bottom of page