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  • Foto do escritorGabriela Morais

Employer Branding: Entenda o conceito e aplique à sua empresa!

Atualizado: 11 de mai. de 2021


Tão importante quanto reforçar a marca de forma externa é reforça-la internamente! Veja nesse blog post o que é o conceito de Employer Branding e aplique em sua empresa!

Sabemos que é importante reforçar constantemente a marca de uma empresa no mercado. No entanto, grande parte delas realiza este reforço somente com o cliente final. O conceito de Employer branding visa a manutenção de uma imagem positiva da empresa com os colaboradores, promovendo maior bem estar, engajamento e retenção de talentos.


Em tradução livre, podemos dizer que o EB está diretamente ligado com a reputação da sua empresa como marca empregadora, onde os indivíduos entendem o propósito, se sentem parte de algo maior e espalham boas impressões sobre sua empresa no mercado. Além da importância da construção de defensores da marca, o EB também impacta diretamente na produtividade e geração de resultados. No que tange a resultados financeiros, o benefício direto é a redução de custos com processos seletivos, pois colaboradores satisfeitos redobram esforços no intuito de corresponder as expectativas do empregador.


Com isso, devemos nos questionar inicialmente: como é possível elevar o nível de satisfação dos colaboradores? Quais iniciativas e estratégias precisamos estabelecer para que sejamos percebidos como um ótimo ambiente de trabalho?


É importante ressaltar, que um projeto de EB é de longo prazo e os resultados serão colhidos lá na frente, de forma gradual e através da mudança de cultura organizacional. O conceito se baseia num conjunto de iniciativas, e não de ações isoladas e esporádicas. O primeiro passo, é identificar os valores que sustentam o negócio.


Com este mapeamento, é necessário desenvolver um planejamento para reforçar internamente estes valores aos colaboradores. Será necessário revisar os processos, rotinas de trabalho, atuação de equipes e outros fatores para que possamos realizar este reforço. Para este passo, é importante o envolvimento de outras áreas de suporte, o Marketing pode e deve ser um forte aliado para que estes valores possam ser disseminados, seja através de comunicações, conteúdos, encontros, eventos, games e assim por diante.


Com o plano de ações em mãos, estabeleça os indicadores de performance do seu projeto de EB, por exemplo: nível de satisfação dos colaboradores, engajamento, produtividade podem ser indicadores utilizados para capturar insights que te ajudarão a saber se você está sendo melhor reconhecido internamente.


Execute as ações de forma constante e consistente, medindo seus indicadores e realizando os ajustes que forem necessários para alcançar os resultados almejados. Esperamos que tenha gostado dessas reflexões, se precisar de ajuda estamos a disposição!



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