• Gabriela Morais

Competências Digitais: Como se manter um profissional competitivo.


Você sabe quais são as competências digitais essenciais para você se manter um profissional competitivo? Veja neste post dica das essenciais...

Já faz um bom tempo que não é mais novidade a necessidade de constante adaptação tecnológica, tanto para empresas quanto para profissionais. O avanço tecnológico, a pandemia e a globalização catalizaram ainda mais a nossa necessidade de se manter constantemente buscando adaptar e reaprender novas práticas e melhores formas de atuação no mercado.


O nível de adaptação tecnológica das empresas e profissionais tem definido o grau de competitividade destas entidades no mercado de trabalho. Portanto, separamos aqui para você os principais pontos que acreditamos que seja essencial para você ficar de olho:


1) Conhecimentos de gestão:

O entendimento de riscos, visão sistêmica, saber gerenciar recursos técnicos e pessoas são competências de extrema importância nos dias de hoje e futuramente. Para isso, tenha em mente que você precisará desenvolver capacidades analíticas, de comunicação e e análise de riscos e potenciais de mercado. É importante também se aprofundar em metodologias de gestão, como métodos ágeis, scrum entre outros.


2) Comunicação:

Não está relacionada somente com a oratória, mas sim com a capacidade de se comunicar bem em diferentes canais e de forma assíncrona. Também é de extrema importância você ter a capacidade de compreender seus colegas, de receber e compartilhar feedbacks que contribuam para sua e para a produtividade das equipes que está envolvido.


3) Autodidática:

A busca constante por aprendizado será sempre um diferencial. Resolver as problemáticas de forma autônoma é uma incrível e necessária competência. Aqui a palavra proatividade também se encaixa.


4) Pensamento crítico:

A famosa frase: "Pensar fora da caixa" ainda é e será válida quando falamos de competências digitais. Ter um pensamento crítico não significa sair criticando ou opinar em tudo, e sim de ter a capacidade de entender a problemática e verificar os possíveis caminhos para solucioná-la.


5) Trabalho em equipe:

Não é novidade, mas vale ressaltar que saber trabalhar em equipe, colaborar, fornecer feedbacks constantes e obter troca de experiências e informações entre colegas é de extrema importância para o desenvolvimento profissional e obtenção de resultados.


Em resumo, é necessário estar em constante desconstrução, construção e aprendizagem em relação à formas de atuação. Profissionais ou empresas precisam ter esses pontos claros na sua abordagem e perspectiva de mercado, para que possam estabelecer uma força competitiva no cenário atual.


#recursoshumanos #gestaodepessoas #emprego #vagas #trabalho #empreendedorismo #departamentopessoal #empresas #empregos #consultoria #vagasdeemprego #empresa #capitalhumano #carreira #competenciasdigitais #digitalskills #softskills #hardskills

7 visualizações0 comentário