top of page
  • Foto do escritorGabriela Morais

Tendências no RH para 2021 e modelos de trabalho híbridos


Não é nenhuma novidade que 2020 foi um ano atípico, mas, afinal, o que muda em 2021, pontualmente na área de recursos humanos, considerando os desafios deixados pelo ano que passou?

Primeiramente, é imprescindível analisar os aprendizados adquiridos em 2020 com um olhar crítico e atento, para assim estar disposto a aplicar isto no ambiente de trabalho neste ano que se inicia.


Em 2020, foi vivida a maior experiência de trabalho remoto da história da humanidade e, embora algumas previsões de vacinação contra a Covid-19 estejam se concretizando, ainda existem muitas incertezas quanto à possibilidade de retorno ao trabalho 100% presencial.


Por isso, o trabalho HÍBRIDO já é uma realidade! Ele vem como uma forte tendência neste ano, isto porque, pesquisas realizadas pelo Linkedin durante a pandemia apontam que mais de 90% dos profissionais que tiveram de fazer essa adaptação à rotina mista preferem e gostam do novo modelo.


Mas, o que é o trabalho híbrido propriamente dito?


O trabalho híbrido nada mais é do que exercer sua atividade laborativa, por exemplo, metade da semana no escritório e a outra restante em casa.


Além disso, estudos mostram que esta modalidade de trabalho melhora a produtividade, bem como contribui para a saúde mental. Neste sentido, já há especialistas que digam que não só é uma tendência como também uma NECESSIDADE.


Como implementar o modelo híbrido na empresa? O que preciso para colocar em prática?


Alguns pontos são considerados cruciais para que se obtenha resultados positivos neste modelo. Vejamos:


1 - Tecnologia e recursos necessários;

2 - Cibersegurança e proteção de dados;

3 - Possuir uma gestão de pessoas que lidere, acompanhe a produtividade, adapte a comunicação interna e desenvolvam ações culturais.


Ainda, é, também, papel do RH reforçar a resiliência organizacional, para que as empresas estejam cada vez mais preparadas e capazes para se recuperar e prosperar durante situações inesperadas. Afinal, a crise nos ensinou a importância disso.


Pode-se dizer que tudo aquilo que foi considerado como sendo "novo" no ano de 2020, neste ano de 2021 será o "novo normal", ou seja, deve haver uma nova mentalidade empresarial, firmemente enraizada na aceitação e adaptação às mudanças constantes, para desenvolver novos modelos de negócios.


19 visualizações0 comentário
bottom of page