• Gabriela Morais

Como definir o perfil de candidato ideal?


Um time de sucesso é composto pela excelência de profissionais alinhados com o fit da empresa, principalmente em cargos gerenciais e de liderança. Tudo isso começa no processo de recrutamento e seleção, que precisa ter profundo conhecimento sobre as necessidades da organização e clareza sobre o perfil da pessoa candidata ideal para ocupar determinado cargo. Uma vez que o colaborador contratado não é compatível com a vaga, a tendência é que tenha baixa produtividade, interferindo no desempenho do seu time e da companhia como um todo.


Chegar ao perfil adequado é o grande desafio a ser cumprido, portanto as análises que são feitas nos âmbitos pessoal e profissional contribuem com o sucesso da seleção. Quando se traça o perfil ideal para ocupar o cargo disponível, você garante que o processo seletivo transcorra de maneira eficiente, evitando erros sistemáticos, em que os recrutadores terão que revisar todas as etapas executadas para encontrar o problema. Além disso, torna-se possível combater com mais precisão a taxa de rotatividade de pessoal.


Para construir o perfil de candidato ideal, é necessário analisar as necessidades e sinergia da equipe, entendendo os perfis que já a compõem e encarando uma nova contratação como uma oportunidade de fortalecer o time.


Conhecer a cultura da empresa é um aspecto crucial porque é a partir desses valores que os colaboradores irão se guiar e, por vontade própria, se sentirem pertencentes à organização. A filosofia empresarial deve estar presente na seleção dos novos integrantes, pois é a forma como o recrutador irá identificar se há compatibilidade com o candidato e se ele poderá se adaptar à empresa.


Se o profissional não estiver qualificado, dificilmente apresentará um bom desempenho em suas atividades, nem terá condições de acompanhar os demais profissionais. Por esta razão, estabelecer as competências técnicas da função garante que o profissional contratado se adapte mais rapidamente à equipe e corresponda de forma mais orgânica à demanda.


A qualidade do processo de seleção depende da experiência e habilidade da pessoa responsável pela avaliação do candidato para determinar as competências comportamentais e compreender seu perfil. É indicado fazer o mapeamento de perfil comportamental de forma automatizada, o que diminui a dependência da expertise do avaliador.


Por fim, chega o momento de fazer o cruzamento de todas as informações que foram obtidas até aqui. Dele, sairá o perfil certo do candidato que todos querem. Isso ajuda a direcionar aspectos como o local em que a vaga será publicada, o método de contratação, as avaliações previstas e o script da entrevista.


Definir o perfil da pessoa candidata ideal é uma tarefa de suma importância para o sucesso da equipe já contratada e, portanto, da empresa. Todo esse alinhamento garante à empresa que a seleção será feita do modo mais preciso possível, garimpando verdadeiros talentos com qualificação profissional, capazes de complementarem as equipes e manterem-se engajados com os objetivos da organização.


#headhunters #consultoriaempresarial #psicologiaorganizacional #seleçãodepessoal #recursoshumanos #rh #recrutamentoeselecao #ocandidatoideal #recrutamento

4 visualizações0 comentário