top of page
  • Foto do escritorGabriela Morais

Gestão do conhecimento e seu impacto na produtividade da força de trabalho.

Atualizado: 31 de mar. de 2021


Veja como melhorar a gestão de pessoas, produtividade e compartilhamento de ideias na sua empresa utilizando a gestão do conhecimento.

Através da documentação, é possível se obter diversos benefícios. O conceito de gestão de conhecimento está diretamente relacionado com a capacidade de um indivíduo ou organização de categorizar, organizar e armazenar informações sobre determinado tópico, processo ou atividade.


A prática de documentar processos internos, descobertas e até mesmo ideias, entrega a possibilidade de compartilhar informações de forma ágil, simples e transparente à todos que necessitarem. Uma empresa que aplica este conceito, usufrui de benefícios como produtividade, redução de custos entre outros.


No RH, os benefícios são inúmeros. Imagine um processo seletivo por exemplo: O próprio processo, se documentado, poderá ser aplicado por qualquer profissional de RH, ganhando agilidade e tornando sua operação mais orgânica e com menor dependência. Agora, imagine que um colaborador foi contratado num determinado cargo. Se houver uma documentação das atividades, dos principais contatos, recursos e ferramentas que serão necessários para o seu dia dia, o indivíduo consegue se desenvolver por conta própria para exercer seu papel dentro da organização. Somente nesses dois exemplos já percebemos dois benefícios: produtividade e redução de custos com treinamentos.


Além disso, vale ressaltar que modelos de trabalho híbridos e em home office, que estão em plena ascensão devido a pandemia, se beneficiam diretamente, pois garante a padronização de processos e agilidade no acesso à informação, criando uma relação positiva com a cultura organizacional.


Você deve estar se perguntando como aplicar essa estratégia, correto? Para isso, vamos elencar abaixo as principais iniciativas para você iniciar um processo de gestão de conhecimento:


- Comece pelas pessoas: Comece trabalhando a cultura e mostre à todos a importância da documentação, saliente os benefícios e faça com que entendam os ganhos da prática. Sem transformar a cultura o processo não será orgânico e não se sustentará. Sugerimos que você encontre guardiões para fazer isso acontecer, por exemplo, as lideranças de cada setor.


- Tenha clareza dos seus processos e operação: Comece a categorizar seus processos por áreas, micro áreas e assim por diante, até obter uma visão global e detalhada de todos os seus processos, práticas e atividades.


- Busque ferramentas para te apoiar: Existem diversas ferramentas online. Faça pesquisas por: "Softwares de gestão de conhecimento", que verás várias opções disponíveis. Caso deseje começar com o básico, e sugerimos isto, você pode criar uma pasta compartilhada no Google Drive, com os setores de sua empresa e os documentos de texto de cada processo/atividade. Com esta primeira etapa funcional, considere adquirir uma ferramentas para ganhar maior robustez.

Sabemos que o trabalho não é pequeno, que documentar processos e ideias muitas vezes torna-se não prioritário em nosso dia dia, mas como percebemos, é de extrema importância para potencializar a gestão das suas atividades. Ressaltamos mais uma vez a importância do RH em desenvolver comunicações e estratégias de salientar a importância deste hábito, uma vez que é necessário que todos façam sua parte para que o conhecimento de todos seja compartilhado e utilizado para promover crescimento e produtividade contínua.


Precisa de ajuda na sua estratégia, fale conosco!


155 visualizações0 comentário
bottom of page