• Gabriela Morais

Inteligência emocional: Invista e transforme sua carreira ou negócio!


Já ouviu falar em inteligência emocional? Sabia que ela é a principal competência responsável pelo sucesso da capacidade de liderança profissional? Entenda mais nesse blog post!

A inteligência emocional é um conceito da psicologia que descreve a capacidade de avaliar seus próprios sentimentos e dos outros, bem como a capacidade de lidar com eles, aprender e evoluir mediante as situações e questões impostas. Ou seja: "É capacidade de administrar emoções para alcançar objetivos". Esta competência, vem cada vez mais sendo buscada em profissionais, pois permite desenvolver um ambiente harmonioso dentro da empresa e propício ao desenvolvimento de ideias e criatividade.


No mercado de trabalho tradicional, profissionais são contratados por suas habilidades técnicas mas grande parte demitidos por problemas comportamentais. Em muitos casos, a falta de sensibilidade, empatia e a dificuldade de lidar com situações desconfortáveis podem prejudicar a imagem do profissional. Portanto, invista não só no desenvolvimento das suas habilidades técnicas, invista também em Inteligência Emocional!


A busca pelo autoconhecimento, pela capacidade de compreender situações/emoções no ambiente de trabalho e utilizá-las em prol da sua produtividade pode gerar incríveis benefícios tanto para profissionais, quanto para gestores de negócios.


O profissional com inteligência emocional:

Este profissional se destaca pois ele se encontra "balanceado", conseguindo visualizar questões e problemáticas com outra perspectiva, tornando-se visionário, sabendo negociar e resolvendo possíveis conflitos que possam vir a impedir o cumprimento de metas ou a produtividade da equipe. O que queremos evidenciar aqui, é que as emoções são capazes de distorcer o raciocínio, portanto, torna-se cada vez mais necessário estar em desenvolvimento constante não só das habilidades técnicas, mas também das emocionais.


A Pandemia veio para evidenciar ainda mais esta necessidade de busca por equilíbrio emocional para alcançarmos resultados. Quem imaginou que este ano diversos negócios teriam que reinventar sua entrega de valor de forma ágil para não fecharem as portas? Quem imaginou que precisaria se adaptar e trabalhar em casa por exemplo? Questões de contexto e os desafios impostos influenciam diretamente nas nossas emoções e tem impactos tão grandes em nossos resultados quanto a falta de conhecimento. Pensando nisso, listaremos abaixo algumas reflexões que te ajudará a desenvolver sua inteligência emocional:


Autoconhecimento.

Observe e analise o seu próprio comportamento. Ao longo do dia, analise as reações da sua mente e do seu corpo, das sensações e pensamentos que foram instigados. Tente entender o que desencadeou estes sentimentos. Desenvolva este conhecimento sobre suas reações. Permitindo-se analisar estes aspectos, você desenvolverá um senso e conhecimento sobre quais situações podem afetar e desorientar seu raciocínio, podendo assim evitá-las ou contorná-las com maior facilidade.


Domínio das emoções.

Agir sem pensar é natural do ser humano, mas você pode trabalhar o domínio das suas emoções e transformá-las em ferramenta para atingir seus resultados. A impulsividade não é uma boa aliada na maioria das situações. Portanto, busque práticas e exercícios que te ajudem a diminuir o impacto dos desconfortos que você possa vir a ter no seu dia dia. Técnicas de respiração, meditação e exercícios físicos são ótimos aliados para controlar a impulsividade.


Saiba lidar com a pressão.

O estilo de vida atual nos exige muito. Diariamente passamos por pressões internas e externas: problemas familiares, profissionais, contas a pagar, resultados à entregar e assim por diante. Contudo, saber priorizar faz parte da IE, é de extrema importância para termos um perfil balanceado e produtivo. Tenha sempre sua lista de afazeres e suas metas diárias bem definidas e passíveis de execução. Além disso, é essencial cuidar da sua saúde, ter momentos de lazer e reconhecer seus limites.


Desenvolva a empatia e resiliência.

Grandes líderes corporativos tem algo em comum: a empatia. Ela é a capacidade de se colocar no lugar do outro, de entender sua dor ou necessidade, tornando-se assim, uma pessoa mais tolerante e compreensiva. Como resultado desta prática, você perceberá que os indivíduos ao seu redor têm necessidades, limitações e falhas, mas que também talentos e qualidades, assim como você. Esta compreensão faz você ser mais colaborativo e desenvolver um ambiente emocionalmente controlado e propício à produtividade. Já a resiliência, é a capacidade do indivíduo de "amortecer" os impactos das problemáticas à ele impostas, conseguindo retomar as atividades com maior facilidade e foco, sempre tirando aprendizado disso e evoluindo, aprendendo assim com os erros e lidando de forma inteligente com os fatos.


Concluindo:

Invista na sua inteligência emocional. Em tempos de um mundo volátil, incerto e cheio de desafios controlar as emoções e usá-las como potencializadoras de transformação te ajudará a se desenvolver profissionalmente ou aprimorar seu senso de liderança, atingindo melhores resultados. Conhecimento é importantíssimo, mas não é tudo!


Se precisar de algum suporte ou tiver alguma dúvida sobre inteligência emocional, é só nos contatar. Será um prazer te ajudar!

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