top of page
  • Foto do escritorGabriela Morais

Modelos de trabalho híbridos - O novo normal.



Segundo Gartner, mais de 80% das empresas pretendem manter o modelo de trabalho remoto após a Covid-19

Segundo pesquisa, 82% dos gestores admitem que pretendem manter seus colaboradores trabalhando em parte remotamente e 47% estão decididos a manter o modelo remoto de forma permanente após a pandemia.


Você já parou pra pensar no impacto do Coronavírus nessa relação de trabalho?


A pandemia está sendo um catalizador para que as empresas se direcionem a transformação digital. Muitas delas já tinham planos de digitalização em execução, outras nem tanto. O fato é: as relações de trabalho e o modo como produzimos e consumimos bens ou serviços estão se transformando com uma velocidade maior do que a prevista.


Muitos negócios que não haviam cogitado o modelo de trabalho remoto, foram forçados a experimentar, se adaptar e transformar sua realidade para manter-se ativos. Isso trouxe um movimento curioso: Grande parte dos líderes ao invés de estarem planejamento a reabertura "normal" de suas empresas estão desenvolvendo novos processos e moldando suas operações para funcionarem com as equipes em parte remotas.


O grande desafio desse movimento:


O desafio vivido agora para os líderes e gestores está em desenvolver métodos e alinhar sua operação para gerenciar equipes e a força de trabalho remota, de forma que esta alcance resultados positivos e com alta produtividade. Reuniões passarão a ser remotas (94% dos entrevistados listaram que essa será uma das principais adaptações), o fluxo de pessoas no local físico de trabalho diminuirá, os colaboradores terão horários mais flexíveis e será fundamental ter uma equipe qualificada e engajada como capital humano.


A produtividade, o ponto central da discussão:


Uma das maiores preocupações do gestores é como gerenciar uma força de trabalho híbrida e medir a produtividade dos seus colaboradores. Nesse âmbito, surge ainda mais a necessidade de se utilizar metodologias que nos ajudem a manter o time unido, em contato e trabalhando juntos e de forma organizada. Metodologias ágeis como o Scrum, gestão visual com Kanban e Trello são umas das principais tendências para medir, melhorar processos e trabalhar com equipes híbridas de forma produtiva!


É importantíssimo que os empregadores tenham esses fatores claros em mente e mantenham a calma e tranquilidade nesses momentos de incerteza. Dentre esses aspectos, fica claro que os modelos de trabalhos híbridos vieram para ficar, que transformarão a nossa maneira de se relacionar com nosso trabalho e que precisamos nos preparar para colher os frutos dessas amplas possibilidades da melhor forma possível!


Quer saber mais? A Potenciale possui métodos personalizados para você planejar suas equipes de forma híbrida! Fale conosco!



100 visualizações0 comentário
bottom of page