top of page
  • Foto do escritorGabriela Morais

Você sabe o que é e como criar um Planejamento de Carreira?


Você sabe o que é e como criar um Planejamento de Carreira?

O Planejamento de Carreira, de forma sintetizada, é um conjunto de metas que servem como um guia de crescimento profissional.


O primeiro passo para criar um plano de carreira pessoal é imaginar como você estará profissionalmente daqui 5, 10, 20 ou 30 anos. A elaboração do plano permite que a pessoa conheça seus pontos fortes e fracos e trabalhe para aperfeiçoar suas habilidades até que sua meta seja conquistada.


Mas, afinal, como faço para gerar um plano? Aqui vão algumas dicas básicas:


1º: Entenda o estado atual: analisar a sua situação atual do seu trabalho, refletir sobre o índice de satisfação e as particularidades de cada carreira para então definir um objetivo;


2º: Defina um objetivo: estabelecer as metas e os caminhos que você precisa percorrer para alcançá-los, ou seja, é preciso saber onde deseja chegar;


3º: Coloque em prática: após estipular objetivos e metas é o momento de colocar em prática seu plano de carreira. Por isso, siga seu projeto, mas de necessário faça ajustes no caminho, conforme necessidades, desde que não desvie do seu objetivo principal.


Além disso, é fundamental que você não dependa unicamente do seu vínculo de emprego, ou seja, da empresa em que você trabalha. Isto porque, a empresa tem o papel de incentivar, mas as metas e objetivos devem ser estabelecidas por você mesmo! O ideal é que você leve cada experiência vivida no seu cotidiano profissional para construir sua própria carreira, de modo que você consiga observar seus pontos fortes, pontos fracos e suas preferências, para assim chegar ao objetivo almejado.


Estipule metas e alcance o sucesso! Planeje sua vida profissional!


23 visualizações1 comentário
bottom of page