Segurança Psicológica: Conheça o Conceito.
- Gabriela Morais
- 21 de jan. de 2021
- 2 min de leitura

Um ambiente organizacional com indivíduos psicologicamente seguros promove diversos benefícios tanto para as organizações quanto para o crescimento profissional individual. Veja mais nesse post.
A definição de segurança psicológica é a seguinte: "A capacidade do indivíduo de enfrentar as possíveis consequências negativas de sua auto-imagem, carreira ou status." Quando desenvolvemos essa capacidade, nos tornamos indivíduos capazes de admitir nossas falhas e falar sobre elas abertamente de modo que possamos evoluir nossas capacidades.
Pesquisas realizadas mostram que empresas que investem em segurança psicológica obtém reduções significativas na rotatividade e aumentos em produtividade. Além disso, é comprovado que ambientes com indivíduos psicologicamente seguros estão mais propícios para transformações culturais, inovações e melhoria de processos.
O contexto atual de inovações disruptivas fazem com que os negócios precisem estar sempre em busca de novas e melhores formas de se atuar. Negócios que possuem a capacidade de assumir riscos, realizar experimentações e trocar experiências de forma sobre seus pontos fortes ou fracos, são os que estão se adaptando melhor ao mercado atual. Para que este ambiente aconteça, é necessário que as equipes atuem em plena sintonia. Isso só é possível quando se é investido em segurança psicológica.
Para essa transformação ocorrer, líderes e profissionais de RH devem buscar formas de fornecer condições para que os indivíduos possam discutir abertamente sobre riscos, falhas e dar à eles a liberdade de sugerir e conduzir melhorias em processos internos. Profissionais inseridos em um ambiente que propicie a segurança psicológica são capazes de avaliar suas habilidades e entender quais são seus potenciais e seus pontos de desenvolvimento. Esse movimento promoverá mudanças incríveis na sua organização ou sua carreira!
Por mais batido que possa parecer, uma atenção especial à inteligência emocional, iniciada ainda no R&S e mantida ao longo da jornada do colaborador é importante para garantir a segurança psicológica de toda a equipe. Essa pode ser uma ação conjunta do RH com as lideranças.