top of page
  • Foto do escritorGabriela Morais

Segurança Psicológica: Conheça o Conceito.


Um ambiente organizacional com indivíduos psicologicamente seguros promove diversos benefícios tanto para as organizações quanto para o crescimento profissional individual. Veja mais nesse post.

A definição de segurança psicológica é a seguinte: "A capacidade do indivíduo de enfrentar as possíveis consequências negativas de sua auto-imagem, carreira ou status." Quando desenvolvemos essa capacidade, nos tornamos indivíduos capazes de admitir nossas falhas e falar sobre elas abertamente de modo que possamos evoluir nossas capacidades.


Pesquisas realizadas mostram que empresas que investem em segurança psicológica obtém reduções significativas na rotatividade e aumentos em produtividade. Além disso, é comprovado que ambientes com indivíduos psicologicamente seguros estão mais propícios para transformações culturais, inovações e melhoria de processos.


O contexto atual de inovações disruptivas fazem com que os negócios precisem estar sempre em busca de novas e melhores formas de se atuar. Negócios que possuem a capacidade de assumir riscos, realizar experimentações e trocar experiências de forma sobre seus pontos fortes ou fracos, são os que estão se adaptando melhor ao mercado atual. Para que este ambiente aconteça, é necessário que as equipes atuem em plena sintonia. Isso só é possível quando se é investido em segurança psicológica.


Para essa transformação ocorrer, líderes e profissionais de RH devem buscar formas de fornecer condições para que os indivíduos possam discutir abertamente sobre riscos, falhas e dar à eles a liberdade de sugerir e conduzir melhorias em processos internos. Profissionais inseridos em um ambiente que propicie a segurança psicológica são capazes de avaliar suas habilidades e entender quais são seus potenciais e seus pontos de desenvolvimento. Esse movimento promoverá mudanças incríveis na sua organização ou sua carreira!


19 visualizações1 comentário
bottom of page