• Gabriela Morais

Utilizando serious games para treinamentos e capacitação de pessoas

Atualizado: Mai 6


Os games são uma ótima oportunidade para aprendizagem e desenvolvimento. Eles permitem entregar uma experiência agradável, leve e descontraída, testando conhecimentos, habilidades, raciocínio lógico e mapeando comportamentos. Veja mais:

Muito além do entretenimento! Normalmente e na maioria dos casos, quando falamos sobre games a primeira percepção que vem em mente está associada ao entretenimento e a diversão, seja ela individual ou com amigos.


O que muitas pessoas não sabem, é que existe uma vertente neste mercado, chamada "Serious Games", que na tradução direta significa "Jogos sérios". Estes, por sua vez, são desenvolvidos e concebidos com o objetivo de transmitir um conhecimento e um objetivo em específico. Foram originados na década de sessenta, onde ainda não havia apelo tecnológico nem consoles avançados. As mecânicas eram desenvolvidas com cartazes, placas e faixas. Desta forma, passamos a compreender que podemos nos desprender desta visão de videogames, e propor ações que sejam engajadoras para treinar e capacitar pessoas.


Os serious games proporcionam treinamentos imersivos e capacitações específicas. Os profissionais que participam testam atitudes e comportamentos em frente à problemáticas sem temer as consequências do mundo real, tornando o aprendizado muito mais leve, orgânico e efetivo.


Uma pesquisa realizada pela Universidade de Denver apontou os benefícios da utilização da games em treinamentos comparado com métodos tradicionais, veja abaixo alguns resultados:


20% a mais de eficácia, comparada ao grupo que não realizou o treinamento utilizando o formato com games
Os profissionais que utilizaram games no treinamento, reteram 11% a mais de conhecimento técnico comparado ao grupo que não utilizou.
Habilidade de execução das atividades superior ao outro grupo em 14%

E estes, são apenas alguns benefícios. A utilização de games como treinamentos em outras situações permitem ao RH a obter um melhor mapeamento do perfil comportamental daquele profissional, ampliando sua capacidade de decisão e gestão de pessoas.


E você, já cogitou utilizar games para treinamentos e desenvolvimento profissional em sua empresa ou carreira? Conte-nos mais nos comentários! Se precisar de suporte, estaremos sempre à disposição!


#recursoshumanos #gestaodepessoas #emprego #vagas #trabalho #empreendedorismo #departamentopessoal #empresas #empregos #consultoria #vagasdeemprego #empresa #capitalhumano #carreira #criatividade #inovacao #innovation #creativity #games #seriousgames #

13 visualizações0 comentário