top of page
  • Foto do escritorGabriela Morais

Empregabilidade, como está a sua? Qual o seu valor no mercado?




Veja artigo abaixo:

Você já conhece o conceito de empregabilidade? Ela diz respeito à capacidade do profissional de conseguir uma vaga de emprego, e ainda, se manter na mesma ou ativo no mercado de trabalho. Perder uma posição, e levar longos períodos em busca de recolocação, por exemplo, pode ser um indício de que a empregabilidade deste profissional esteja comprometida, de alguma forma, e é isso que iremos explorar aqui hoje.


Em regras gerais, a empregabilidade é a capacidade do profissional de se manter em constante aprendizado, com aprimoramento das suas habilidades, com um alto poder de adaptabilidade caso seja necessário para ocupar novas posições no mercado. Este profissional, para manter sua empregabilidade alta, precisa estar disposto a estar em constante movimento, seja através de capacitações, compreensão de novas tecnologias, aprimoramento de habilidades e competências e estar antenado nas mudanças, novidades e tendências do mercado de trabalho. A empregabilidade possui alguns pilares, veja eles abaixo:


Vínculo com o cargo: Quando um profissional é comprometido com o propósito de sua posição, é engajado e alinhado com seus objetivos, fica ainda mais fácil para que ele se desenvolva, que a empresa invista em seu crescimento e sua empregabilidade mantenha-se alta.


Habilidades e competências: Manter-se atualizado, saber se comunicar e estar a frente de tendências do mercado torna qualquer indivíduo disputado pelos recrutadores.


Credenciais: Quais são suas credenciais como profissional? O que o torna reconhecido profissionalmente? Quais são os seus pilares? Ter credenciais e credibilidade no seu ramo de atuação sempre fortalecerá a sua empregabilidade. Por isso, busque ser referência na sua área e ser conhecido pelo seu potencial profissional.


Formação e experiências: Não é novidade, mas vale sempre reforçar, é imprescindível que você possua formação, certificações e experiência profissional: envolvimento em projetos, participação de eventos da área e afins. Procure diversificar os canais de fonte de informação, como artigos e podcasts.


Networking: Possuir conexões é essencial para manter sua empregabilidade em alta. É essencial que você como profissional conecte-se com pessoas que compartilham e compactuam com seus ideais profissionais. Possuir uma rede forte de contatos é um dos principais pilares para manter-se em constante aprendizado, trocas de experiências e crescimento profissional.


Como reflexão final, é essencial estar sempre antenado nas necessidades do mercado e nas tendências; dentro do seu segmento de atuação São elas que dirão o que você precisa buscar de conhecimento de forma constante para estar sempre à frente e possuir poder de adaptação e escolhas profissionais que façam mais sentido para você.


Você já conhecia o conceito? Deixe nos comentários!



32 visualizações0 comentário
bottom of page