top of page
  • Foto do escritorGabriela Morais

Meta Skills: Habilidades para formar novos conhecimentos

Atualizado: 18 de nov. de 2021


Veja artigo abaixo:

Você sabe o que são Meta Skills? Na tradução livre, significa meta habilidades. Em resumo, é a competência capaz de criar novas competências. Através das meta skills, o indivíduo torna-se hábil a aprender, desenvolver, praticar e consolidar novos conhecimentos.

Como já sabemos, vivemos em um mundo volátil, incerto e cheio de mudanças e transformações ocorrendo a todo instante. A pandemia, por exemplo, forçou diversos negócios e profissionais a virarem a chave com modelos de trabalho remotos. Esta mudança por sua vez, forçou todos a desenvolverem novas habilidades, como conciliar a vida pessoal/profissional de forma mais equilibrada, coerente e produtiva.

Contudo, esse é apenas um exemplo de milhares os quais podemos aplicar as meta skills, portanto, o objetivo desse post de hoje é te introduzir o conceito e te desafiar a ir além, realizando algumas reflexões acerca dos seguintes pontos, norteadores das meta skills:


✅ Autogerenciamento: É a capacidade de assumir as responsabilidades pelo seu próprio comportamento e desempenho na esfera profissional. O fato do indivíduo conseguir analisar sua performance e emoções e traçar a partir disso formas de melhoria abre a ele possibilidade de criar novas abordagens e habilidades de forma constante.


✅ Pensamento crítico: O pensamento crítico é a capacidade do indivíduo de analisar situações de forma ampla, compreender cenários e traçar sua própria opinião acerca do assunto através de pesquisa e análise de dados. Essa prática, se realizada com consistência, ao longo do tempo desenvolve no profissional a habilidade de criar cenários e diversas possibilidades de soluções.


✅ Sempre ir além: Esta habilidade está muito relacionada com a capacidade de explorar cenários. É essencial que o profissional busque desenvolver um olhar completo para a floresta e não só para a árvore em questão. Ao longo do tempo, esta prática desenvolve no indivíduo a capacidade de prever e planejar cenários, gerenciar crises e mudanças e assim por diante.


✅ Comunicar-se com efetividade: Uma comunicação efetiva é uma ferramenta

poderosa em qualquer situação. Por isso, é essencial buscar o desenvolvimento de habilidades de comunicação. Estruturar pensamentos, raciocínio e transpor suas ideias de forma clara e coerente potencializa a entrega valor de qualquer profissional.


Estas são apenas algumas meta skills. É importante compreender que todas elas são hard e soft skills, o conjunto entre ser especialista e generalista, é aplicar o lifelong learning, e buscar sempre o aprendizado, a convivência e a sua essência.


O que achou do conteúdo? Já conhecia o conceito? Deixe nos comentários ;)



554 visualizações0 comentário
bottom of page