• Gabriela Morais

Mundo VUCA vs BANI: Entenda as mudanças e como se posicionar profissionalmente.




Veja artigo abaixo:

Ao longo da história, antropólogos desenvolveram Acrônimos para criar definições da sociedade. Eles servem para contextualizar, padronizar e definir sensações, conceitos e formas de abordagem diante dos contextos aos quais estamos inseridos. Nas últimas quatro décadas, o acrônimo VUCA foi utilizado como acrônimo para definir os tempos em que vivíamos. Entretanto, este mundo se transformou e hoje vivemos uma migração para o mundo BANI, e é esta transição a qual abordaremos aqui e por que é importante esta compreensão para se posicionar profissionalmente.


O termo VUCA, foi cunhado pelo exército americano nos anos 80, e significa: Volatility (volatilidade), Uncertainty (incerteza), Complexity (complexidade) e Ambiguity (ambiguidade), foi adotado por empresas e a partir dele, mecanismos e metodologias voltadas à orientação de processos de tomada de decisão. Este conceito estava mais voltado para as incertezas relacionadas à entrada da humanidade num mundo mais digital e tecnológico. Hoje, porém, com o exemplo da Pandemia o antropólogo Jamais Cascio compreendeu que esse conceito estava obsoleto, cunhando o termo BANI: “Brittle, Anxious, Nonlinear, Incomprehensible”, ou Frágil, Ansioso, Não-linear e Incompreensível, em tradução livre.


✅ Fragilidade: Com a pandemia ficou evidente que estamos suscetíveis a catástrofes e mudanças drásticas e repentinas. A Covid evidenciou que todo o modelo e mercado de trabalho está construído em uma base fraca e quebradiça, que do dia para a noite desmoronou. Desta forma, é essencial que a esfera mercadológica (empresa e profissionais) saibam que o "perigo" está à espreita. Desta forma, planos e rotas secundárias devem estar sempre nos planos de todos.


✅ Ansiedade: O misto de sentimentos faz com que cada vez mais os indivíduos se tornem ansiosos. Esta, por sua vez, é um diagnóstico mais comum das gerações atuais. Esta definição nos traz uma perspectiva da necessidade do senso de urgência, e que devemos estar cada vez mais preparados para tomar decisões ágeis e eficientes.


✅ Não-linear: O isolamento social causou uma sensação de desconexão e desproporção entre as relações. Desta forma, torna-se a busca constante por padronizações e estruturação de ações, desta vez, focadas em períodos de tempos menores, não em longos prazos como antigamente.


✅ Incompreensível: O alto volume de informações atuais tornou o mundo simplesmente incompreensível. Não sabemos mais ou temos dificuldade de discernir que é real ou não, ou o que é confiável, devido a sobrecarga de informações.

As mudanças ocorrem de forma acelerada, por isso, é essencial que o profissional possua a capacidade de se adaptar às mudanças e seja resiliente. Desta forma, a fragilidade deve ser enfrentada com a resiliência; a ansiedade aliviada com empatia e atenção; a não-linearidade com contexto e flexibilidade; e a incompreensibilidade com transparência e intuição.

Você conhecia os este conceito? Está preparado para as constantes mudanças? Deixe nos comentários!


#lideran #empreendedorismo #lideranca #sucesso #empreender #coaching #empreendedor #negocios #lider #coach #desenvolvimentopessoal #gest #gestaodepessoas #carreira #mindset #autoconhecimento #business #gestao #recursoshumanos #rh #emprego #vagas #departamentopessoal #vagasdeemprego #capitalhumano #recrutamento #curriculo #vuca #bano #vucavsbani

1 visualização0 comentário