• Gabriela Morais

Tendências para o mercado de trabalho em 2022, tudo que você, profissional precisa saber.




Veja artigo abaixo:

O ano de 2022 está chegando e é importantíssimo acompanharmos os movimentos do mercado. Ao longo dos últimos anos, a sociedade de modo geral passou por diversas transformações, as quais muitas vezes nem nos damos conta. Contudo, é essencial refletir sobre alguns pontos e compreender o impacto deles em nosso dia a dia e futuro profissional. Por isso, separamos alguns itens que são essenciais para refletirmos sobre:

O mercado não tem mais fronteiras: Com a naturalização de modelos de trabalhos remotos, o critério localização geográfica passou a não ser um dos principais. Desta forma, recrutadores passaram a considerar a obtenção de talentos em locais fora do seu eixo de atuação. Isso, por sua vez, aumenta ainda mais a competitividade. Por isso, é essencial que você profissional compreenda estes movimentos e esteja à frente, sempre buscando sua qualificação constante e aprendendo a lidar com modelos de trabalho remotos, comunicação assíncrona e etc.


Menos foco em funções e maior nas habilidades: Não se desenvolve para desempenhar uma função, pois ela pode nem existir no futuro: dizemos isso, pois como sabemos vivemos em uma sociedade volátil, ágil, frágil e que se transforma a todo instante. Ou seja, busque adquirir habilidades e competências que podem ser utilizadas em qualquer papel que você precisar desempenhar. O profissional do futuro é aquele que se adapta com maior facilidade e tira o maior proveito das diversidades do seu dia a dia.


Desenvolve resiliência e inteligência emocional: Cada vez mais, em nossa sociedade, valorizamos a busca da essência. É importante você como profissional investir no seu autoconhecimento, desenvolver sua capacidade de receber impactos, processá-los e buscar formas de contorná-los. Compreenda que suas emoções estão diretamente relacionadas a sua capacidade de produzir e ser produtivo na organização, contexto ao qual você está inserido.


Busque melhoria contínua: Estar sempre em movimento é o que te trará destaque, não só em 2022 mas para sempre na sua vida profissional. Reflita, busque compreender os seus comportamentos como profissional, se permita aprender algo novo todos os dias, se superar pode ser sua própria meta.. Recrutadores buscam profissionais que sejam capazes de pensar fora do contexto, ser criativos e propositivos.

Estes são alguns pontos que entendemos como essenciais para 2022. Como pode ver, boa parte deles está relacionada a questões comportamentais. Os últimos anos mudaram muito nossa forma de ver a nossa relação com o trabalho. Portanto, busque desenvolver estas competências para atuar de forma efetiva nas organizações e negócios aos quais estiver inserido.


#lideran #empreendedorismo #lideranca #sucesso #empreender #coaching #empreendedor #negocios #lider #coach #desenvolvimentopessoal #gest #gestaodepessoas #carreira #mindset #autoconhecimento #business #gestao #recursoshumanos #rh #emprego #vagas #departamentopessoal #vagasdeemprego #capitalhumano #recrutamento #curriculo #potenciale

2 visualizações0 comentário