• Gabriela Morais

O que move o mercado? A resposta ou a pergunta? A transformação do saber, na esfera profissional




Veja artigo abaixo:

Você já se deu conta da mudança de perspectiva que estamos vivendo? Anos atrás, os detentores do saber eram pessoas as quais possuíam o maior volume de informações consigo. Por exemplo: quem sabia a tabuada de cor, as principais fórmulas matemáticas e como aplicá-las, ou então conhecimentos gerais, geográficos e assim por diante.


Com o avanço tecnológico, e principalmente com a popularização dos smartphones e a simples conexão com a internet, o saber humano ficou cada vez mais acessível e simples de ser consultado. Quaisquer informações que desejares saber está a apenas alguns cliques, mas e agora, quem é detentor do conhecimento? Como é que eu como profissional preciso fazer para me tornar competitivo no mercado de trabalho? O que eu preciso fazer para seguir entregando valor e não ser "substituído" por um robô?


Se você realiza constantemente esses questionamentos, parabéns! O fato é que, a IA está aí, e já está transformando muitas profissões e o mercado de trabalho de forma geral. No entanto, muitas vezes o simples passa despercebido: computadores apenas reproduzem informações já conhecidas, eles não são capazes de se questionar e criar novos saberes. Por isso, o profissional do futuro não é aquele que sabe todas as respostas, mas sim aquele que consegue fazer a pergunta certa, para a situação certa, e, a partir dessa pergunta, ir atrás de informações e formular soluções capazes de resolver novos problemas.


Portanto, habilidades como capacidade de explorar soluções, criatividade, abertura para a inovação serão cada vez mais valiosas. Questionar-se o tempo todo, desafiar o senso comum e ter uma "pulga atrás da orelha", como nos tempos de criança, onde perguntávamos o "porquê" de tudo são cada vez mais essenciais. Por que são estas perguntas que vão trazer inovações e disrupções em modelos tradicionais. Pense da seguinte forma: o Uber incomodou o modelo tradicional dos taxistas, e foi uma inovação disruptiva, o Airbnb impactou diretamente a rede hoteleira mundial sem ter um imóvel. O que você acha que todos estes negócios tinham em comum? Tinham vontade de mudar, de incomodar e fazer de algo melhor e de maior valor para o mercado.


O porquê move e sempre moveu o mundo, e ele ainda permanecerá movendo e transformando, em tempos de avanço tecnológico, você só precisa estar ciente e preparado para isso. O que acha? Deixe nos comentários!


#lideran #empreendedorismo #lideranca #sucesso #empreender #coaching #empreendedor #negocios #lider #coach #desenvolvimentopessoal #gest #gestaodepessoas #carreira #mindset #autoconhecimento #business #gestao #recursoshumanos #rh #emprego #vagas #departamentopessoal #vagasdeemprego #capitalhumano #recrutamento #curriculo #aprendizado #conhecimento #saber


3 visualizações0 comentário